quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

{vitamina C}


Desceu discreta, de pés finamente cautelosos, evitando pisar as madeixas mortas de cabelo negro, longamente muito escuras, que cobriam o frígido empedrado das escadas. Pelos últimos degraus, mesmo antes do patamar taciturno cujo singular enxadrezado em mármore rosa tem sido repetidamente violado, e por onde se faz a saída daquele sítio ermo para o mundo, ela viu-a. 
Estava sentada.  Violentamente enrolada sobre si. 
Levantou o rosto à sua passagem e olhou-a num envergonhado desalento. Tremia de frio, de fome e de terror.
Tremia de tudo.
Ela curvou-se perante a mulher e viu-lhe as rugas gritarem numa face demasiado seca por uma existência desamparada de vão de escada. Um vida desesperançada. 
De olhos baixos, aquela mulher embrulhada pediu-lhe desculpa pelos cabelos que alastram-se pelo chão. 

- Já não tenho forças para os limpar. 
Caiem-me. 
São sempre demasiados.



Ela baixou-se e perguntou-lhe pelo seu nome. 
- Nada. - Respondeu-lhe. 

A mulher fixou-a então perplexa e puxou-a para si num brusco aperto pela mão.
- Nádia... Desculpa.  Ninguém me pergunta pelo meu nome e eu já não o sei dizer.

- Precisas de alguma coisa, Nádia?

- Preciso de tangerinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário